Tropics, Overview

tropics

Como já dizia Ricardo Reis,

(…) Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes (…)

É exatamente assim que vejo o trabalho do Chris Ward.

Seu primeiro álbum saiu em 2011, o Parodia Flare. É mais sutil e direto, sem enrolação, incisivo. Tem menos vocais, mais ecos, uma guitarra chorosa aqui, bateria marcante ali, sintetizador acolá. É um belo debut. Mesmo sendo bem diferente dos álbuns seguintes, cumpriu muito bem o requisito em apresentar a identidade única de seu criador. Já dava para concluir que o viria pela frente só poderia ser melhor.

Seu segundo trabalho, Nautical Clamor, foi lançado de forma independente em 2012. Mais considerado como um “free mixtape” do que um álbum em si, talvez não tenha tanto reconhecimento pelo caráter de estudo: é nítido como vários elementos dele foram “chupinhados” e adicionados no próximo álbum. A essência experimental aqui, na minha opinião, é maior do que em qualquer outro trabalho do Tropics, e talvez seja por isso que é o meu favorito. Confere ele inteiro aqui:

54abff36aeebf

O Rapture chegou 3 anos depois, em 2015, e chegou rasgando. A carga emocional é tão descarada que me fez sentir toda intensidade de um sofrimento que nem era meu. É uma construção bem dolorosa, típico de quem passou por um longo processo de resignação amorosa. Se você também já passou por isso, está lançado o desafio em deixar que as letras ecoem pela sua cabeça assim como todas as perguntas que você ficou sem resposta.

É por esse motivo que iniciei o post com a citação de um dos meus heterônimos favoritos do Fernando Pessoa. É raro encontrar um trabalho sonoro tão honesto e transparente por aí, desses que transportam o sentimento da forma mais genuína possível. Talento: uns nascem com, outros sem, e segue o jogo.

maxresdefault-1

London, UK. Tropic’s Facebook, SoundCloud, Bandcamp.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s